11 junho 2010

Projecto Escola de Mestres

Considerando os desafios do envelhecimento populacional e as oportunidades que o conceito de intergeracionalidade aporta, tornou-se relevante para o IPBeja desenvolver um projecto de coesão social para a região em que intervém.
A partir de uma candidatura ao programa Ageing and Social Cohesion da Fundação Calouste Gulbenkian, nasceu o projecto Escola de Mestres.


Contando com uma parceria alargada a diferentes entidades locais (ESDIME, TAIPA, ROTA DO GUADIANA, BAAL17, 3 em PIPA e o Instituto Português da Juventude), pretende-se gerar processos de partilha de experiências entre aprendizes (jovens) e mestres de profissões tradicionais do Baixo Alentejo, criando dinâmicas para a sustentabilidade destas profissões (e destes profissionais) em vias de extinção.
No final, espera-se obter:
- documentação de referência relativa às profissões envolvidas, nomeadamente, um inventário referente à caracterização das profissões e dos profissionais, e o conhecimento patrimonial e tecnológico do território, que possam ser uma mais-valia para o desenvolvimento de trabalhos nesta área;
- experiências de partilha intergeracional, reflectidas sobre a forma de peças de teatro apresentadas ao público.

Entidade financiadora:

Sem comentários: