- Reclusos (estabelecimento prisional de Odemira)
- Idosos (centro de dia S. Luís)
- Portadores de deficiência (APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira)
- Crianças e jovens (em todas as escolas do Concelho e junto das famílias)
- Adultos
Com base neste grupos, nos últimos anos, o 3 em Pipa tem desenvolvido os seguintes projectos:
- Odemira em Acção”, parceria com a Universidade de Évora para a realização de oficinas de Teatro e Comunidade junto de instituições estruturantes (Escolas, Associação de Paralisia Cerebral, Centros de Dia ou Lares, Associações de Desenvolvimento Local, entre outras) com os alunos do curso de Estudos Teatrais / Ramo Educação e Comunidade Ensino;
- “Sarilhos, Andarilhos e Mezinhas”, um espectáculo com base em histórias e vivências locais;
- “To Listen and Not To Talk, To Talk and Not To Listen”, tema sugerido pelo 3 em Pipa, resultou numa performance promovida pela IDEA (Young Voices in Lisbon), e em parceria com o Teatro Umano, o NECAA/Centro de Investigação Paulo Freire, Théâtre du Fil, Théatre du Grand Belu e Teatro Peta, com quarenta elementos vindos de diferentes países (Portugal França e Filipinas) a ser apresentada no âmbito do Congresso Internacional da UNESCO de Educação Artística. O 3 em Pipa colaborou ainda na criação de uma animação local de rua denominada “Poemas Personificados” com a participação dos alunos da Universidade de Évora.
- “Teatrando”, núcleo de teatro com crianças;
- “Boraí”, núcleo de teatro com adolescentes, direccionado para as técnicas e campeonatos de improvisação;
- “Academia da 3ª idade”, recolha de memórias em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Odemira, com registo audio e video dos depoimentos dos idosos sobre as tradições e história locais. Este projecto culminou com a apresentação de um registro final em vídeo na actividade “Memórias e Merendas”.
- “Pés Descalços”, núcleo de Teatro Não Profissional com Adultos, de sensibilização introdução às dinâmicas e técnicas de expressão teatral e de criação e apresentação de performances (com o apoio da Câmara Municipal de Odemira).
- "Katrapipa", núcleo de teatro com adolescentes
Sem comentários:
Enviar um comentário