21 dezembro 2008
12 novembro 2008
30 setembro 2008
18 setembro 2008
3 em PIPA
A 3 em Pipa nasceu em 1996, em Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo-se então dedicado sobretudo à criação, montagem e apresentação de espectáculos profissionais para a infância. A itinerância foi sempre um dos motores destas apresentações, e o Grupo apostou sempre na descentralização da sua presença.Fixou-se em 1998 em Odemira, onde para além do Teatro Profissional se tem dedicado fortemente ao Teatro e Comunidade e ao Teatro Educação, trabalhando junto de adultos, jovens, crianças, e suas instituições, de um modo que se tem revelado bastante enriquecedor, tanto para o 3 em Pipa como para todos os participantes.Com o intuito de mobilizar a comunidade, o Grupo tem desenvolvido o teatro nas suas vertentes artística, técnica, de investigação e de formação de novos públicos.(
English - 3 em Pipa was created in 1996 with the Gulbenkian Foundation support, is a non profit association that creates professional theatre presentations for children mainly at a national level. Also develops local performative and dramatic activities within the community and the schools, with local development concerns regarding the increasing of the arts, social features and individual capacities; the team work is composed by five elements: an artistic director (theatre director and actress), a manager, two social cultural animators and a cinema director. The range of intervention with the population is very wide from children, to youth, handicapped persons and elders. It promotes the itinerancy of professional performances as a part of cultural decentralization and the group sustainability.
3 em Pipa is located in the village of Odemira, in a rural setting with socially unfavourable conditions, with different cultural, economical and familiar difficulties. Nevertheless people keep some habits and local traditions, that preserve a kind of cultural identity, but is in risk of disappearance. Odemira’s district is the biggest in Europe, yet one of the more desertificated with a high percentage of aged persons.
A filosofia
Desde há alguns anos, o 3 em Pipa tem construído um sólido caminho com a comunidade de Odemira, num investimento que permite olhar para o futuro com perspectivas de trabalho muito positivas.Sendo Odemira uma região desfavorecida a vários níveis, têm sido promovidas uma série de acções em parceria com as instituições existentes em diferentes locais e universos, a fim de incentivar o gosto pelo teatro, (com os seus conteúdos artísticos, ficcionais e sociais), revitalizar o sentido cultural do todo e a auto-estima, energia e criatividade de cada um, seja como fruidores ou como performadores.Mais do que desenvolver uma acção profissional cada vez mais regular, com itinerância nacional e uma forte presença de espectáculos profissionais em Odemira, o Grupo pretende também apostar numa intervenção de fundo nesta região, facultando alternativas de oferta cultural pela intervenção em focos específicos (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes).O 3 em Pipa entende que o teatro pretende ser um terreno propiciador de polémica quanto ao seu poder transformador, opções estéticas, pensamentos, atitudes e conflitos.Esta intervenção assenta em espectáculos de Teatro Profissional, mas também em acções de Teatro e Comunidade e de Teatro Educação, sempre na procura do estímulo à fantasia e criatividade da criança, e de uma acção de intervenção social activa e com resultados reais junto da população.Pretende-se que a acção do 3 em Pipa não se restrinja ao Concelho de Odemira, levando o teatro “a todos e a todo o lado”.
Objectivos Gerais
O 3 em Pipa tem vindo a seguir uma linha de intervenção sólida e coerente, sempre em prole dos objectivos traçados.
Sucintamente, estão definidos os seguintes objectivos gerais:
- Formar novos públicos, estimulando o seu sentido estético, crítico e criativo, sobretudo junto das camadas mais jovens, promovendo a criatividade e a inovação artísticas.
- Estabelecer novos hábitos de fruição cultural nacional e local, criando espaço à diversificação das abordagens e áreas artísticas subjacentes.
- Promover a itinerância e a descentralização teatral e intervir em contextos carenciados.
- Participar no movimento de investigação a nível internacional e académico, nas áreas de Teatro e Comunidade e de Expressão Dramática e Teatro.
A presença do 3 em Pipa em Odemira assume um carácter de paixão.O grupo integra elementos locais e “estrangeiros” (uns portugueses, outros nem tanto), numa composição muito enriquecedora, no sentido em que reflecte o espírito local, de uma cultura e identidade genuínas, não só pelo que de local e tradicional a região tem, mas muito pela integração de uma diversidade cultural própria e amplamente reconhecida.
Odemira situa-se no sudoeste, e é surpreendentemente o maior concelho da Europa. Falamos de área, porque grande parte da população rumou às cidades durante o século passado reforçando a tendência para a desertificação da zona, que por outro lado vê aumentar, desde há alguns anos, uma franja considerável dos ditos “estrangeiros” que vieram reforçar o potencial humano da região.As distâncias inter e intra-culturais mantêm-se a outros níveis, o que dificulta a consolidação de uma identidade cultural pró-activa. No entanto, o fosso cultural sentido entre estes várias grupos socio-culturais, esbate-se em vários momentos do quotidiano, o que apela ao trabalho conjunto, convívio e também do instinto fraterno entre os grupos de gentes locais e dos que assim se querem sentir.Apesar da sua privilegiada localização, com infinitas praias selvagens e outros tantos bucólicos montes perdidos nos sobrados alentejanos – num quadro que demagogicamente vai ao encontro dos melhores documentos teóricos da União Europeia acerca do desenvolvimento sustentável em zonas rurais – a oferta cultural é actualmente bastante frágil. Com hábitos de fruição cultural em declínio – embora com um património cultural e tradicional muito rico – a população do litoral trabalha no Verão para se recatar no Inverno, e as gentes mais a interior estão empenhadas nos seus afazeres rurais que, dia após dia, pouca folga lhes dão.
English - 3 em Pipa is located in the village of Odemira, in a rural setting with socially unfavourable conditions, with different cultural, economical and familiar difficulties. Nevertheless people keep some habits and local traditions, that preserve a kind of cultural identity, but is in risk of disappearance. Odemira’s district is the biggest in Europe, yet one of the more desertificated with a high percentage of aged persons.
A intervenção do 3 em Pipa em Odemira tem passado por diversas fases, numa linha comum de aproximação à comunidade e às suas instituições.Para além do Teatro Profissional para a infância, o Teatro e Comunidade tem sido uma grande aposta do grupo, que tem trabalhado regularmente com grupos alvo como reclusos, idosos em centros de dia, crianças e adultos portadores de deficiência, crianças, jovens nas escolas e também adultos em grupos de teatro não profissional.Esta proximidade foi um dos principais objectivos estabelecidos pelo grupo quando se instalou em Odemira, e é hoje sentido como conquistado. As sinergias sentidas são muitíssimas, as opções pelos caminhos a tomar cada vez mais seguros, e os contributos a nível cultural, mas também emocional e afectivo não têm limites.De realçar o contributo da Universidade de Évora no reforço desta aproximação, através de trabalhos de laboratório e pesquisa de campo na área do Teatro e Comunidade, desenvolvidos em parceria com o 3 em Pipa.
3 em Pipa pertence à ATINJ
O 3 em Pipa faz parte integrante do grupo de 11 companhias que fundou a Associação Portuguesa de Teatro para a Infância e Juventude - ATINJ.Esta Associação foi formalmente constituída a 2 de Janeiro de 2007, e pretende "defender os legítimos interesses das Estruturas Associadas, dignificar e desenvolver a actividade artística e intervir nas questões que se prendam com o trabalho cultural vocacionado para a infância e juventude, desenvolver acções de formação artística e técnica, promover encontros e intercâmbios com outras organizações congeneres a nível nacional e internacional".Ver notícia no jornal PúblicoVer notícia no jornal Primeiro de Janeiro
English - The group is a member of ITI (International Theatre Institute) IDEA and ATINJ (Theatre for Children and Youth Association). It’s a main contributor of the ongoing PHD investigation in Social Theatre and has partnership with the University of Evora, CIEP (Centre of Scientific Investigation) and the Odemira’s Municipality.
Neste momento o Grupo está a investir em novas actividades e apoios para dar seguimento e consistência a todo o trabalho desenvolvido até agora. Neste mercado cultural sobejamente conhecido como sendo, financeira e institucionalmente, de difícil penetração e estabilidade, o 3 em Pipa insiste em prosseguir viagem em projectos de expressão local, regional e profissional.
English - In this moment 3 em Pipa crosses a very critical period where the professional productions are practically suspended, due to the economical crisis and cultural non-priorities in Portugal, which contrasts with the actual amount and energetic ongoing activities of the group.
A Equipa
E aqui fica a fórmula mágica do 3 em Pipa:
Direcção Artística – Cristina Chafirovitch
Colaboração Animação, Formação, Coord. Administrativa – Fernando Parreira
Direcção Técnica e Cenografia – José Falcão
Colaboração Artística (cinema)– José L Guerreiro
Colaboração Técnica e Animação – Miguel Mesquita
Reconhecida como modelo de intervenção de Artes e Educação
No passado dia 2 de Setembro recebemos a turma do curso de Auxiliares da Acção Educativa para o Pré-escolar, a decorrer na Vila de Odemira, que visitaram a Associação e ficaram informados do seu percurso e da sua actual filosofia e actividades. Sabendo que a 3 em Pipa se dedica sobretudo ao teatro e expressão dramática, o debate que se seguiu incidiu no Teatro como veículo de comunicação com vista ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural da criança.
Dinamizadores: Cristina Chafirovitch e Fernando Parreira.
3 em Pipa em Projecto Artístico na Bélgica
A Associação 3 em Pipa integrou um novo projecto artístico “Jeune d´Europe en Jeu” que decorreu na Bélgica de 9 a 28 de Julho. Este projecto foi organizado e executado pela Associação Miroir Vagabond (Associação de Desenvolvimento Local em meio rural) sobre a coordenação de Patrick Navatte (Membro do Théâtre Du Fil – França).
Oriundos de instituições artísticas de 5 países (França, Holanda, República Checa, Bélgica e Portugal), trinta jovens com idades entre os 16 e 25 anos, trabalharam diariamente para construir um espectáculo de teatro. Com variadíssimas experiências em teatro e dança, e sob o tema “Fronteiras”, o espectáculo foi apresentado, no Festival Bitume *(Festival Internacional e Social de Teatro de Rua) em Bourdon, por duas vezes.
O projecto teve início com apresentações artísticas de forma a dar a conhecer cada pais/entidade. A 3 em Pipa fez uma performance com base na cultura portuguesa e os seus limites socioculturais. No decorrer das três semanas do projecto, as diferenças culturais foram emergindo ao longo dos exercícios, desde o simples toque que não era aceite, a movimentos mais arrojados que feriam algumas susceptibilidades culturais. À medida que o projecto foi avançando as diferenças iam sendo cada vez mais evidentes, contudo, foram sendo aceites e a comunicação entre todos começou-se a fazer de forma mais fluida, não tão forçada. Desta forma, criou-se uma relação de grupo mais forte e mais coesa. O crescimento do grupo foi possível derivado ás dinâmicas de grupo e jogos teatrais que reforçavam a confiança, que apelavam à criatividade constante na exploração dos mais diversos objectos, que enfatizavam as diferenças culturais brincando com as mesmas… Foi através de gestos, palavras-chave, com o corpo que a comunicação se iniciou. Por vezes surgiam situações engraçadas em que a criatividade aplicada ao exercício surgia por algum ruído a comunicação ou pelas percepções que eram entendidas de forma distorcidas.
Além do espectáculo, houve ainda oportunidade para criar um jornal de bordo de cada pais, um filme sobre cada pais e sobre o processo de criação do espectáculo, uma exposição com o trabalho desenvolvido no projecto e com presentes que cada pais ofereceu ao projecto, que foram construídos recorrendo ás artes plásticas.
Sem dúvida, uma experiência enriquecedora ao nível pessoal, profissional e institucional indispensável ao conhecer novas realidades, pessoas, instituições, métodos e técnicas.
* Um festival de Teatro de Rua onde os artistas e os animadores vêm ao encontro da população através dos seus espectáculos, exposições, imagens de palco. Crianças, Jovens, adultos e familiares podem encontrar prazer, ternura, humor e relaxamento.
"Histórias ao Vento"
Versão Cénica: Cristina Chafirovitch.
Performers: Miguel Mesquita e Ana Lopes.
TROCAS E BALDROCAS - BRINCANDO COM A ARTE
Foi um projecto resultante da parceria entre a Junta de Freguesia de Santa Maria (entidade promotora e financiadora) e a Associação 3 em Pipa (entidade organizadora e colaboradora). Contou ainda com o apoio e patrocínio de várias organizações; promoveu parcerias com instituições de cariz social e cultural e envolveu a comunidade local (voluntários, pais e familiares) reforçando a identidade cultural de cada um.
Coordenadores do Projecto: Miguel Mesquita e Ana Lopes.
Trocas e Baldrocas grandes engenhocas que eles sabem inventar …
Inscrições Abertas - Grupo de Teatro Katrapipa
…revitalizar, animar, inventar e reinventar formas de pensar e agir.
Em moldes diferentes vamos revitalizar, animar, inventar e reinventar formas de pensar e agir.
Todos juntos vamos construir aquilo que quisermos… Aceitas o desafio?
Se tens entre os 11 e os 15 anos, inscreve-te até dia 8 de Outubro e vem saber mais …. Na associação perto de ti … 3 em Pipa (Travessa do Botequim nº6).
Inicio das sessões: 10 de Outubro.
Inscrições e informações: 283 322 831 ou 934536040
@: 3empipa@sapo.pt ou http://www.3empipa.blogspot.com/
Abre as cortinas e acende os projectores que há em ti!
PÉS DESCALÇOS - Inscrições Abertas
As inscrições estão abertas até dia 15 de Outubro.
Inicio das sessões: 24 de Setembro (das 18h às 20h)
Experimentar não custa, é quase sem compromisso …. Apareçam!
Inscrições e informações: 283 322 831 ou 931661714
@: 3empipa@sapo.pt
30 julho 2008
"TROCAS E BALDROCAS" (OTL - OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES)
O OTL Trocas & Baldrocas vai desenvolver as suas actividades baseando-se nas várias vertentes e áreas que a Vila e o concelho de Odemira possuem, dentro dos seus patrimónios: cultural e natural.Em cada semana haverá uma temática diferente e todas as actividades vão sendo desenvolvidas nesse sentido.Para abordar os diferentes temas vamos recorrer às diferentes artes (ex: teatro), de forma a estimular criatividades, percepções e ligações socioculturais. Mas acima de tudo brincar com a arte!
Para mais informações contacta a Freguesia de Santa Maria (283 322 529) ou o 3 em Pipa (283 322 831 - 3empipa@sapo.pt)
"HISTÓRIAS AO VENTO"
01 junho 2008
16 maio 2008
08 abril 2008
06 abril 2008
"Uns Óculos para a Rita" em Odemira
05 abril 2008
A Expressão da APCO
Foram sessões divertidas, criativas e envolventes das quais resultou um filme, no qual os participantes foram actores na sua própria história, construída a partir da imagem de uma tela que pintaram.
17 março 2008
V Colóquio “Caminhos da Animação”
Sendo uma associação de Criação Teatral e Animação Cultural com um vasto historial de projectos na área social e cultural (desde 1998), decidimos apresentar o nosso testemunho e experiência na área da educação e formação de Públicos.
10 março 2008
Newsletter de Março
É com uma enorme vontade de partilhar informações e novidades que criámos esta newsletter mensal. Não estamos parados, estamos novamente a renascer com muita dinâmica e motivação. Contamos para isso com a vossa ajuda e colaboração (opiniões e sugestões).
Porque afinal, para que a arte influencie a nossa vida é preciso vivê-la!
03 março 2008
Oficinas de expressão Dramática com APCO
Assim, acontecem semanalmente, desde Dezembro de 2007 (Sextas. Feiras das 14h ás 15h), as oficinas para os utente da APCO que até Março continuarão a ser convidados através Expressão Dramática a explorar a sua expressividade, criatividade e consciência de valores, ao mesmo tempo que são ajudados na criação dos seus relacionamentos sociais.
É actualmente constituído por um grupo de 8 elementos entre os 21 e os 46 anos de idade, estando o final deste primeiro ciclo agendado para 14 de Março de 2008, com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.
17 fevereiro 2008
O trabalho com a Comunidade de Odemira
- Reclusos (estabelecimento prisional de Odemira)
- Idosos (centro de dia S. Luís)
- Portadores de deficiência (APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira)
- Crianças e jovens (em todas as escolas do Concelho e junto das famílias)
- Adultos
Com base neste grupos, nos últimos anos, o 3 em Pipa tem desenvolvido os seguintes projectos:
- Odemira em Acção”, parceria com a Universidade de Évora para a realização de oficinas de Teatro e Comunidade junto de instituições estruturantes (Escolas, Associação de Paralisia Cerebral, Centros de Dia ou Lares, Associações de Desenvolvimento Local, entre outras) com os alunos do curso de Estudos Teatrais / Ramo Educação e Comunidade Ensino;
- “Sarilhos, Andarilhos e Mezinhas”, um espectáculo com base em histórias e vivências locais;
- “To Listen and Not To Talk, To Talk and Not To Listen”, tema sugerido pelo 3 em Pipa, resultou numa performance promovida pela IDEA (Young Voices in Lisbon), e em parceria com o Teatro Umano, o NECAA/Centro de Investigação Paulo Freire, Théâtre du Fil, Théatre du Grand Belu e Teatro Peta, com quarenta elementos vindos de diferentes países (Portugal França e Filipinas) a ser apresentada no âmbito do Congresso Internacional da UNESCO de Educação Artística. O 3 em Pipa colaborou ainda na criação de uma animação local de rua denominada “Poemas Personificados” com a participação dos alunos da Universidade de Évora.
- “Teatrando”, núcleo de teatro com crianças;
- “Boraí”, núcleo de teatro com adolescentes, direccionado para as técnicas e campeonatos de improvisação;
- “Academia da 3ª idade”, recolha de memórias em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Odemira, com registo audio e video dos depoimentos dos idosos sobre as tradições e história locais. Este projecto culminou com a apresentação de um registro final em vídeo na actividade “Memórias e Merendas”.
- “Pés Descalços”, núcleo de Teatro Não Profissional com Adultos, de sensibilização introdução às dinâmicas e técnicas de expressão teatral e de criação e apresentação de performances (com o apoio da Câmara Municipal de Odemira).
- "Katrapipa", núcleo de teatro com adolescentes
Os Espectáculos
Os espectáculos de Teatro Profissional marcaram desde sempre o percurso do 3 em Pipa, começando com apresentações em Lisboa e apostando mais tarde na itinerância:
- “Dois Reis e Um Sono” (1996), de Natália Correia e Manuel Lima, no Teatro da Trindade. “O Fantasminha e a Baleia” (1997), de Sara Monteiro, com apresentações no Centro Cultural de Belém e no Teatro Taborda. Apoio do I.P.A.E./Ministério da Cultura.
- “É de Gritos!” (1999), de Cristina Chafirovitch, com apresentações em várias localidades do Alentejo e no Centro Cultural de Belém. Apoio do I.P.A.E./ Ministério da Cultura, Delegação Regional da Cultura do Alentejo e Câmara Municipal de Odemira;
- “O Segredo do Rio” (2000), de Miguel Sousa Tavares, com espectáculos em todo o país, durante os quais o grupo conheceu uma franca expansão. Apoio do I.P.A.E./Ministério da Cultura, Delegação Regional da Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Odemira e Escola Profissional de Odemira;
- “Um Coração Perfeito” (2002-03), de Sara Monteiro. Apresentação em diversos pontos do país, nomeadamente no Pavilhão do Futuro, Parque das Nações. Apoio do I.P.A.E./Ministério da Cultura, Delegação Regional do Alentejo, Câmara Municipal de Odemira, Escola Profissional de Odemira e TAIPA (Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira);
- “O Gato e o Escuro” (2002-03), de Mia Couto, numa co-produção com o grupo “Lua Cheia”, apresentação em diversos pontos do país, Apoio do I.P.A.E./Ministério da Cultura, Delegação Regional do Alentejo, Câmara Municipal de Odemira, Escola Profissional de Odemira e TAIPA (Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira);
- “A Maior Flor do Mundo” (2005), de José Saramago com encenação de Cristina Chafirovitch. Apoio do Instituto das Artes, Delegação Regional do Ministério da Cultura, Instituto Camões, UNESCO, Câmara Municipal de Odemira, TAIPA e CIN.
- “Laura e a Rainha das Cores” (2005)
- “Ouvir e Não Falar, Falar e Não Ouvir” (2006)
- “A Formiguita e os Óculos Para a Rita” (2007-08), de Luísa Ducla Soares, com encenação de Cristina Chafirovitch, com apresentações nas escolas do Concelho de Odemira e itinerância, com o Apoio da Câmara Municipal de Odemira.
04 fevereiro 2008
Teatro e Comunidade
O trabalho desenvolvido tem partido de uma real aproximação das populações e suas instituições, identificando necessidades e expectativas, com o objectivo de ir ao encontro de todas elas no que ao teatro diz respeito, passando tantas vezes por outras expressões artísticas.
Teatro Profissional
Imagem: "A Maior Flor do Mundo"
O Teatro Profissional marcou o arranque do 3 em Pipa, e é um elemento presente em toda a sua existência, enquanto forma de responder às mais elevadas expectativas artísticas, sobretudo das instituições escolares e da população infantil. Assente em espectáculos profissionais, de assumida qualidade, este é um meio privilegiado de comunicar a arte e o belo, numa prática que se pretende ser reconhecida pela criança como um momento lúdico, de magia, usufruto e partilha.
Com mais de uma dezena de produções no seu percurso, o 3 em Pipa aposta num trabalho profundo em Odemira, recorrendo a espaços diversos e formatos flexíveis, para permitir a aproximação das populações mais recatadas. Por outro lado, a itinerância pelo país – e pontualmente fora dele – tem permitido a divulgação do seu trabalho e, invariavelmente, também a sua consistência e o seu engrandecimento junto de novas audiências.
Estudo Práticas e Preferências Culturais - Odemira
Genericamente, conclui-se que a Vila tem uma dinâmica socio-cultural muito fraca durante os fins-de-semana, feriados e horários nocturnos, algo colmatada por alguma oferta de ocupação dos tempos livres em pontos turísticos da costa, como a Zambujeira do Mar ou V. N. Milfontes.
Um outro resultado relevante, é o facto de mais de metade dos inquiridos afirmar que raramente ou nunca participa em iniciativas culturais.
O estudo conclui que, apesar de considerarem a oferta cultural insuficiente, os inquiridos declararam não usufruírem da mesma, quando disponível, o que se traduz num problema de criação de públicos e da inexistência de um hábito de procurar uma oferta, fazer escolhas e planear os tempos livres de acordo.
De salientar ainda as preferências relativas a iniciativas culturais a realizar no futuro, que recaíram sobre o teatro, o cinema e concertos de música.