07 agosto 2009

Amizades Coloridas - "Puder falar em Sexualidade sem medo" - Anónimo

O “Amizades Coloridas” foi um projecto que promoveu, através da prática teatral, a sensibilização à temática da sexualidade na adolescência. Para além do domínio artístico, deu oportunidade aos jovens de esclarecerem questões, debater e partilhar preocupações. Em simultâneo devolveu à escola o seu papel empreendedor na abordagem de temas do interesse dos alunos, incentivando a aproximação entre a instituição e a pessoa.


No dia 18 de Junho, a turma do 6ºB da Escola Básica 2+3 de S.Teotónio, fez a sua apresentação final do projecto mostrando a duas turmas do 6º e 7º ano e a professores (cerca de 40 pessoas), aquilo que debateram, e realizaram durante o 3º período no projecto do Amizades Coloridas, através de uma pequena performance e num formato de pequenos sketches relacionados com a sexualidade.


As sessões foram realizadas uma vez por semana e tiveram a duração de 90 minutos. Este projecto foi mais curto e teve menos sessões do que outros (11 sessões) derivado à duração do 3º período e aos feriados que continha. Desta forma a estrutura do projecto e as suas sessões foram adaptadas ao tempo que se disponha com o próprio grupo. As sessões foram baseadas na metodologia do Teatro Acção “Acting Out”, Teatro Imagem, e em técnicas de animação teatral de forma a explorar a temática de forma divertida, responsável e inquietante. Houveram debates, trocas de experiências, dúvidas, diálogos trocados e muita motivação.

No dia 19 de Junho, a turma do 8º A da Escola Básica 2+3 de Sabóia fez uma apresentação interna (não aberta ao público) somente para a turma e para alguns professores. Esta apresentação demonstrou o processo pelo qual a turma passou durante o projecto, assumindo papéis de extrema relevância a nível de opiniões e divergências que, posteriormente se veio a reflectiu na apresentação final. Esta foi realizada em formato de performance integrando um pequeno debate no final relacionado com a temática.

Sem comentários: